Theriz Journal

Creating Art & Sharing Love Since 2009

Less Is More

Depois de um tempo parada, parece que consegui voltar à antiga forma, compartilhando novos posts com maior frequência. Tenho falado bastante de moda, cinema e viagem... Está faltando falar de arquitetura – mais precisamente sobre meu trabalho. Afinal, esse foi o principal motivo pelo qual criei o blog em 2009 ♡ 

Na verdade, queria falar de inspiração, porque as pessoas sempre me perguntam: "de onde você tira inspiração para começar um novo projeto?"
Eu sigo a máxima "Less is More" (menos é mais), mas calma - ela só serve na hora de criar projetos mesmo, porque aqui no blog quanto mais, melhor, né?! 
A frase é do arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969), um dos precursores do movimento moderno e minimalismo na arquitetura - enfatizando sempre espaços amplos e vãos livres, formas puras e linhas retas. 
Junto com Niemeyer e Frank Lloyd Wright, o estilo do arquiteto chamou minha atenção durante a Faculdade de Arquitetura, o que me fez pesquisar e estudar mais as características do modernismo - moldando o meu próprio estilo de projetar e hoje, sem dúvida, serve como uma das fontes de inspiração que busco na hora de criar um novo projeto.

Um de seus projetos: Farnsworth House interior, Plano Illinois (1951)
Destaque para a cadeira Barcelona (minha preferida entre todas as cadeiras assinadas -
que até já mostrei aqui - e sonho de consumo) ♡
Aposto que você já viu essa cadeira em algum lugar, mas você sabia que ela foi criada por Mies em parceria com a arquiteta Lilly Reich para servir de trono ao Rei Alfonso XIII e sua esposa Ena, na Exposição Mundial de 1929 em Barcelona?
Sempre a indico para meus clientes. Aqui, detalhe de planta baixa e corte de projeto que criei há um tempo atrás, com destaque para o jogo de cadeiras compondo o ambiente da sala de estar.
Abaixo, algumas imagens em maquete eletrônica de outro projeto que também desenvolvi no escritório, o que acham? 
O design é tão simples e ao mesmo tempo tão forte - dá um toque de modernidade no ambiente sem tirar a sofisticação!

Olhando para esse ambiente é difícil de acreditar que o design de Mies tem mais de 80 anos, não é mesmo?

+ algumas inspirações do Pinterest


segue lá ;)
Não resisto, só para finalizar... Olha quem é o destaque no apartamento de M em 'Cassino Royale' (2006)! Sim, ela mesma - a cadeira Barcelona! E sim, também me inspiro muito no cinema para criar, mas acho que isso já é óbvio demais, né?! (risos)


Se gostou dos projetos, tem mais no site do escritório - passa lá para conferir...
Se está completamente apaixonado pelo design dessa cadeira e precisa de uma agora, eu recomendo o Regencyshop.com ♡ (mas aviso, vai dar vontade de trocar todos os móveis da casa)
Se precisar de arquiteta para fazer o projeto, estou aqui!
Uma ótima semana!

xx